Por que uma empresa se diferencia no mercado? Algumas são especiais, pois além dos objetivos clássicos do empreendedor, elas repartem o conhecimento e querem que todos cresçam tanto quanto elas, para tornar todo o ambiente mais justo e mais eficaz, gerando fornecedores, clientes, mão de obra à altura do que elas precisam. O melhor exemplo que eu conheço é a WEG de Jaraguá do Sul.
O Sr. Gerd Edgar Baumer, em 1976, deu um curso na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul, e esta foi minha primeira AULA MAGNA, que resumidamente transcrevo aqui:
Ele escreveu no quadro negro a equação simplificada de formação de preço de venda:
V = C + L
Preço de venda igual ao custo mais o lucro
Ele a definiu como sendo a equação de empresas que colocam toda a CULPA do seu negócio para os clientes: “AUMENTOU O CUSTO? Então AUMENTE O PREÇO DE VENDA.”
Na WEG, a equação é escrita de uma forma mais positiva e inteligente, mesmo representando indiretamente a mesma coisa:
L = V – C
Lucro igual ao preço de venda menos o custo
Como ele dizia: “Este sinal NEGATIVO é maravilhoso e traz PARA O EMPRESÁRIO a responsabilidade do preço de venda. QUANTO MAIS SE REDUZ CUSTO, MAIOR LUCRO PARA O MESMO PREÇO DE VENDA.”
E complementava: “COMECEM A REDUZIR OS DESPERDÍCIOS, TENHAM OS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA DE TODOS OS PROCESSOS E MINIMIZEM AS PERDAS.”
Para poder minimizar desperdícios vocês serão obrigados a conhecer:
- O PROCESSO
- AS VARIÁVEIS que nele interferem
- QUAIS AS MAIS IMPACTANTES
Resolvendo isto, surgirão INOVAÇÕES, e estas provocarão:
- SALTOS QUANTITATIVOS DE QUALIDADE
- PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE
- FORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
- AUMENTO DO LUCRO LÍQUIDO
Na época, isto não era feito porque havia a PRODUÇÃO LIMPA, CLEAN, LEAN, SEIS SIGMA, ESG, NETZERO, CRÉDITO DE CARBONO. Havia apenas os princípios de CONSERVAÇÃO DE MASSA E ENERGIA.
“A ciência progride quando as observações nos forçam a mudar as nossas ideias preconcebidas.” — Vera Rubin